Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
quinta-feira, fevereiro 16, 2006
Sympathy For Lady Vengeance



Acabei de ver este filme e estou ainda a recuperar.

A triologia sobre vingança de Park Chan-wook acaba da melhor maneira. Um filme bruto em que mais uma vez somos levados aos extremos das acções humanas. O realizador encosta-nos à parede e confronta-nos com uma história aterrorizante de uma mulher que passa 13 anos na prisão. Quando sai em liberdade tem apenas um propósito, a vingança. Uma mistura dos melhores ingredientes de Sympathy for Mr. Vengeange e Oldboy.

Tudo o que possa dizer deste complexo argumento vai sempre soar a pouco, ou terei de contar mais do que vocês devem saber sobre a história, por isso limito-me a dizer que Sympathy For Lady Vengeance se desenrola de uma forma singular, acrescentando aos poucos pequenos pormenores para não nos deixar totalmente às escuras, mas nunca revelando os seus trunfos. O melhor fica para o fim, absorvendo-nos qualquer réstia de compaixão, soltando os instintos animais que nos deturpam a razão.

Lee Yeong-ae está irrepreensível nas suas mil e umas facetas. O seu rosto transforma-se para dar vida a sentimentos dispares como o remorso, a compaixão, a indiferença e a raiva. Mais do que apenas uma mais-valia, a actriz encarna o papel de corpo e alma, conduzindo-nos pelo filme sem nunca nos dar hipótese de desviarmos o olhar dela.

Tal como em Oldboy, a câmera é mais do que apenas o instrumento que capta imagens, é o veículo que nos transmite grande parte dos sentimentos. Revela-nos apenas o que é preciso, mesmo que isso implique revelar coisas desagradáveis, que não estamos preparados para enfrentar.

Este filme poderá ser reduzido ao rótulo de violência gratuita e a verdade é que a violência é um condimento bastante presente nos filmes do realizador, o que não invalida a profundidade dos temas. A forma explícita como são apresentadas as situações apenas servem para lhes conferir um maior realismo e, de certa forma, chocar os espectadores. Ás vezes um abanão é a melhor forma de chamar a atenção para algo de realmente importante. Sympathy For Mr. Vengeance, Oldboy e Sympathy For Lady Vengeance são, sem dúvida, algo de realmente importante no panorâma cinematográfico.

Indubitavelmente, este vai figurar nas listas dos melhores do ano, da década e, porque não, de sempre.

A minha classificação é de: 9/10

Uma sugestão de passagem obrigatória: esta lista de imagens do filme.

Etiquetas:

posted by not_alone @ 16:07  
5 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com